sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CRÓNICA DA SEMANA


Por onde começar a ensinar?

Um dos principais problemas que se colocam aos treinadores ao iniciarem o processo de ensino/aprendizagem com uma equipa de jovens futebolistas é “Por onde começar a ensinar?”.

Antes de iniciar o processo de ensino/aprendizagem, o treinador deverá ter em consideração qual o enquadramento em que se deverá basear o ensino do Futebol nos primeiros anos de formação.

A iniciação ao jogo e o despertar do interesse e do gosto pelo Futebol é a principal função que o treinador deverá ter para com os jovens principiantes fundamentalmente entre os 6-12 anos de idade, dentro do seguinte enquadramento:

- Não deverá haver selecção de jogadores;

- Dever-se-á proporcionar a todos as mesmas oportunidades de treinar e de jogar;

- Não deverá haver a realização de campeonatos mas sim convívios desportivos;

- O Futebol deverá ser entendido como uma festa, onde a maior felicidade dos jovens é a de terem a oportunidade de poderem jogar todos juntos.

Partindo deste pressuposto, o treinador deverá então proceder a uma planificação da sua época desportiva, recolhendo o maior número de dados possíveis acerca do grupo/equipa que irá ensinar/treinar, definindo os objectivos pretendidos e elaborando um programa que irá servir de guião e de aconselhamento ao treinador ao longo de todo o processo de ensino/aprendizagem.

O treinador deverá então recolher, entre outros, os seguintes dados que lhe irão ser indispensáveis para a elaboração da sua época desportiva:

a) Dados relativos ao clube (localização, passado histórico, tradições, ambições…)

b) Condições de trabalho (locais de treino, horários, material, apoio humano…)

c) Características gerais dos jovens do seu escalão etário (fisiológicas, psíquicas, táctico-técnicas…)

d) Caracterização individual dos atletas (dados biográficos, local de habitação, horário escolar, meio de transporte utilizado, assiduidade, avaliação desportiva, rendimento escolar…)

e) Objectivos de formação (nos planos afectivo e social) e de preparação (nos planos psico-motor táctico-técnico…)

f) Número e tipo de competições a participar. Programa anual/plurianual (etapas de ensino do futebol). Exercícios dominantes a utilizarem (situações de ensino/aprendizagem)

g) Plano de unidade de treino (objectivos, material, conteúdos, duração, número de sessões semanais…)
escrito: por Miguel Teixeira (Treinador de Futebol Formação; Monitor de Educação Física; Preparador Físico Desportivo).

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